quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Instalando o Windows XP


1. Acesse a BIOS do seu computador, fique pressionando a tecla esc no começo do ligamento da máquina, e mude a prioridade de boot, colocando CD/DVD, HD, Floppy (disquete).
Tela de Entrada de BootAlterar Ordem de Discos 
2. Coloque o CD, e inicie o computador. Irá aparecer uma tela para apertar uma tecla, aperte “enter”, e o CD começará a carregar para a instalação.
Verificação de Hardware Windows XP 
3. Depois que o Windows fizer toda a verificação de Hardware, irá surgir uma tela pedindo para você entrar com o primeiro comando, aperte “enter”.
Instalação ou Reparar
4. O próximo passo é concordar com os termos de instalação e uso do sistema operacional, para isso tecle “f8″ para aceitar todos os termos.
Aceitar os termos de uso 
5. Na tela seguinte, chegou a hora de montar as partições, poderão ser quantas quiser, para este tutorial montei apenas uma partição com todo o espaço disponível em disco.
Espaço não alocado 
6. Depois de criar a partição, basta teclar enter para escolher o tipo de formatação que a partição receberá.
Partição criada 
7. Na hora de escolher o tipo de sistema de arquivos, é sempre bom utilizar o NTFS se possível, e se possível escolher a formatação normal, e não a rápida. Após escolher seu tipo de formação, teclar enter novamente para começar a formatar a partição e a copiar os arquivos necessários.
Formatação NTFS lentaFormatando discoCopia de Arquivos Windows 
8. Quando o computador terminar de copiar os arquivos, ele irá reiniciar, não retire o CD, nem aperte nenhuma tecla quando ele pedir, apenas aguarde, e você será enviado para uma tela de continuação de instalação do Windows.
Tela de Instalação Gráfica 
9. Após algum tempo, será exibido uma tela para configuração de teclado e idioma de entrada, aqui é necessário configurar corretamente o layout do seu teclado. O programa vem como idioma padrão Português e teclado ABNT geralmente. Caso o seu teclado seja o que não tem a tecla “ç”, provavelmente ele “Estados Unidos Internacional”.
Seleção de teclado e Idioma Padrão 
10. Na próxima tela digite o seu nome, não precisa digitar uma empresa necessariamente, somente se você quiser.
Digitar nome da pessoa 
11. Na tela subsequente, digite seu numero de serial. Este serial é aquele que veio quando você comprou a licença do sistema operacional.
Digitar Serial 
12. Digite um nome para a máquina, este nome irá aparecer em compartilhamentos de rede, e será muito utilizado para acessar seu computador na mesma, por isso coloque um nome simples.
Nome do Computador 
13. Escolha a data/hora, e o fuso horário da sua localização.
Configurar Hora e Fuso Horário 
14. Escolha as configurações de rede. Caso não saiba o que é isso deixa como “Configurações Típicas”.
Configuração da Rede 
15. Caso este computador que você esta formatando, for pertencer a um domínio ou grupo de rede, esta é a hora de digitar a informação, em caso negativo, somente escreva na parte de grupo de trabalho a palavra “GRUPO”.
Escolhendo Grupo ou Rede 
Depois de todos estes passos, é só esperar o Windows concluir a instalação, ele irá reiniciar o computador automaticamente, espere ele reiniciar (pode retirar o CD), e o seu Windows provavelmente será iniciado se tudo estiver certo.
windows instalado com sucesso 
Caso entre na tela acima, parabéns! Você instalou o Windows XP corretamente, agora é só instalar os programas e se divertir!
A todos que tem memória fraca, sugiro que antes de formatar seu computador, imprima este guia para conseguir instalar corretamente seu Windows XP.
Lembrando a todos que não me responsabilizo pelas mudanças feitas em seu computador, você fará todas as mudanças por sua conta e risco.

Nenhum comentário: